Seja bem-vindo ao Irmãos de Fé
Somos um terreiro de Umbanda, e temos como propósito o auxílio espiritual para a cura do indivíduo.

"A Umbanda é a manifestação do espírito para a prática da caridade"

Entre em contato:

contato@terreiroirmaosdefe.org

Orixás ancestrais divinizados


Os orixás (yoruba Òrișà; em espanhol Oricha; em inglês Orisha) são ancestrais divinizados africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos. Estão relacionados às manifestações dessas forças. As características de cada orixá aproximam-lhes dos seres humanos, pois eles manifestam-se através de emoções como nós. Sentem raiva, ciúmes, amam em excesso, são passionais.

Cada orixá tem ainda o seu sistema simbólico particular, composto de cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes, oferendas, espaços físicos e até horários. Como resultado do sincretismo que se deu durante o período da escravatura, cada orixá foi também associado a um santo católico, devido à imposição do catolicismo aos negros. Para manterem os seus orixás vivos, os negros viram-se obrigados a disfarçá-los na roupagem dos santos católicos, aos quais cultuavam apenas aparentemente.

Oxalá

Orixá do Branco, da Paz, da Fé.

Ogum

Orixá do ferro, guerra, fogo, e tecnologia, deus da sobrevivência.

Oxóssi

Orixá da caça e da fartura.

Xangô

Orixá do fogo e trovão, protetor da justiça.

Yansã

Orixá feminino dos ventos, relâmpagos e tempestades. Também é a orixá das paixões.

Yemanjá

Orixá feminino dos mares e limpeza, mãe de muitos orixás. Dona da fertilidade feminina e do psicológico dos seres humanos.

Oxum

Orixá feminino dos rios e cachoeiras, do ouro, deusa das riquezas materias e espirituais, dona do amor e da beleza, protege bebês e recém-nascidos.

Obaluayê

Orixá das doenças epidérmicas e pragas, orixá da cura.

Terreiro de Umbanda - Irmãos de FÉ © | Todos Direitos Reservados

...Umbanda tem fundamento...