Seja bem-vindo ao Irmãos de Fé
Somos um terreiro de Umbanda, e temos como propósito o auxílio espiritual para a cura do indivíduo.
"A Umbanda é a manifestação do espírito para a prática da caridade"
Malandros da Umbanda
"Salve a malandragem!"
Os malandros trabalham dentro da Linha de Esquerda em alguns terreiros de Umbanda (não todos) e são tratados muitas vezes como exus, porém os malandros não são exus de fato. Essa ideia existe porquê quando não são homenageados em festas ou sessões particulares, manifestam-se tranquilamente nas sessões de exu e parecem ser um deles. Os malandros são espíritos que tem suas próprias características e jeito de se manifestar e falar bem diferentes dos exus.
A mais conhecida falange deles a do Zé Pilintra, mas tem também Zé Malandro, Zé do Côco, Zé da Luz, Zé de Légua, Zé Moreno, Zé Pereira, Zé Pretinho, Malandrinho, Camisa Listrada, entre outros. São cordiais, alegres, dançam a maior parte do tempo quando se apresentam, usam chapéus Panamá e sua tradicional vestimenta: calça branca, sapato branco (ou branco e vermelho), terno branco, gravata vermelha, chapéu branco com uma fita vermelha ou chapéu de palha e finalmente a bengala, mas a maioria gosta mesmo é de roupas leves, como camisas de seda. Bebem de tudo, da cachaça ao whisky, fumam na maioria das vezes cigarros, mas utilizam também o charuto. Gostam de dançar gingando as pernas e o corpo com movimentos que lembram a gafieira.
Pode-se notar o apelo popular e a simplicidade das palavras e dos termos com os quais são compostos os pontos e cantigas dessas entidades. Assim é o malandro, simples, amigo, leal, verdadeiro. Se você pensa que pode enganá-lo, ele o desmascara sem a menor cerimônia na frente de todos. Apesar da figura do malandro, do jogador, do arruaceiro, detesta que façam mal ou enganem aos demais.