Seja bem-vindo ao Irmãos de Fé
Somos um terreiro de Umbanda, e temos como propósito o auxílio espiritual para a cura do indivíduo.

"A Umbanda é a manifestação do espírito para a prática da caridade"

Entre em contato:

contato@terreiroirmaosdefe.org

Guardiões da Umbanda


"Laroyê Exú! Saravá Pombagira!"

Exu é um espírito humano que sofreu sua queda, se redimiu e trabalha nas Trevas em prol da Luz, na busca de sua evolução através do auxílio dos encarnados.

Exus são entidades de energia mais densa que trabalham na Linha de Esquerda na Umbanda como guardiões. São os espíritos que melhor nos entendem, pois conhecem o problema humano e estão mais próximos do nosso plano terrestre. Têm algumas características parecidas com os seres humanos encarnados: alguns mais sérios, outros risonhos e irônicos, mas sempre muito úteis.

Na Umbanda manifestam-se na Linha de Esquerda também as pombagiras, que representam o lado feminino dos exus, a espontaneidade da mulher na sua essência: feminilidade, fertilidade, sensualidade. Gostam de ser bem tratadas, mas nunca se vendem. Vaidosas, gostam de exibir suas vestes e pertences nas Festas de Exu, onde dançam graciosamente, conduzindo a todos que assistem a um clima de descontração e alegria. São muito diretas e francas nas palavras, atuam muito nos problemas de amor, dando conselhos, conversando com seu jeito próprio: algumas mais sérias, outras mais sorridentes, mas sempre muito sinceras.